agosto 28, 2012

A leitura como libertação

Fiquei emocionada com o depoimento de Andreia Siqueira da edição de Agosto da Pais e Filhos.

Ela fala sobre o poder de libertação que a leitura exerce sobre o ser humano, do ponto de vista de uma mãe que está acompanhando a fase de alfabetização do filho.

Dou destaque para o parágrafo em que ela diz:
"Eu nunca mais vou poder editar uma história para te poupar de frases como 'mandou matar Branca de Neve, tirando fora o seu coração'. Eu nunca te contei essa parte da história, filho. Afinal de contas, quem lê o livro sou eu, posso ler do jeito que quiser e posso te poupar dessa morte tão absurda. Agora, não mais. O poder da leitura será seu. Para o bem ou para o mal. Terei que tomar cuidado com os jornais e notícias tristes espalhadas pela casa. E irei te apresentar os meus livros preferidos, meus poemas preferidos, minhas influências e as do seu pai."

Filho, eu também te poupo das partes ruins. Quando leio para você, vou criando, em cima das figuras, histórias que eu acho que estão de acordo com a sua idade, sua alegria de viver e seu interesse. Jamais contaria da morte da Branca de Neve ou das más intenções da madrasta do João e da Maria, muito menos que a vontade do Lobo é cozinhar você numa panela gigante de água fervente para virar mingau.

Imagine só. Você, no auge dos seus dois aninhos, ama o lobo mau de paixão e adora as receitas de mingau que a mamãe aprende com ele para você papar. Canta as musiquinhas do lobo o dia inteiro e volta e meia da um pulo na casinha para ver se ele apareceu por lá. A propósito a casa dele fica embaixo do bercinho da Mariana e ele tem um travesseiro e cobertorzinho para não sentir frio na floresta.

Desejo filho, que você demore bastante a descobrir que o lobo é mau mesmo. Que você viva na sua inocência até que a hora certa de ser apresentado ao mundo real chegue.

E eu nunca imaginei que a hora certa seria quando você começasse a ler sozinho...





  Dani Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...