novembro 26, 2011

Ilustrando o assunto "babás"

Essa semana fui em uma festa infantil e tirei algumas fotos para ilustrar a indignação de algumas mães no que diz respeito ao uso de babás. Porém, vou postar apenas uma pois, nas outras, muitos rostinhos de crianças ficaram evidentes e eu não domino a arte de disfarçá-los.

Ao todo, eu contei 14 babás (fora algumas que já tinham ido e outras que ainda não tinham chegado). A festa foi às 17:30. Algumas estavam sozinhas com as crianças; outras acompanhavam a mãe e a criança.

Nessa foto tem 10 babás, as crianças estão no lado direito vendo o teatrinho.

Vou dar algumas explicações que me ocorreram para essa cena, visto que sou defensora do uso de babás:
  1. A festa foi muito cedo, a maioria das mães estava trabalhando.
  2. A maioria das crianças tem um monte de festinhas infantis para ir (isto é fato), logo as mães escolhem algumas para estarem presentes, outras pra deixarem por conta das babás. Porque vamos combinar, uma festa até passa agora haja saco pra duas na semana, três semanas seguidas por exemplo.
  3. As mães que levaram as babás ficaram jogando conversa fora nas mesas enquanto os filhos se divertiam no teatrinho e eram vigiados 100% do tempo (tá bom, 70%, porque nos outros 30% elas estão comendo).
  4. Algumas mães levaram uma criança + um bebê muito novinho, logo precisariam de ajuda pois não conseguiriam dar conta de correr atrás da criança mais velha.
  5. Algumas crianças tem irmãos e eles tem festas diferentes no mesmo dia, logo um vai com a babá e outro com a mãe para festas separadas.
  6. Algumas mães estavam cansadas e optaram por mandar a babá, pois não acham justo privarem o filho de se divertir festa do amiguinho.
  7. Algumas mães preferiram sair para um jantar romântico com o marido (a-do-ro).
Agora, para quem não acha esses motivos suficientes, eu posso dar mais dois:
  1. Uma das mães acabou de perder um parente e, por sorte, pôde mandar a filha mais nova para se divertir enquanto ela cuidava de algumas burocracias.
  2. Outra mãe ficou em casa cuidando da própria mãe que está doente.
'Tá' vendo como não podemos julgar as pessoas?

O que acontece é que, nas famílias com maior poder aquisitivo, as babás são opções viáveis. Se você for em uma festa em algum bairro menos abastado não vai encontrar nenhuma babá, é verdade. Mas será que você encontraria mães mais "competentes"?

(*) Veja aqui o post original sobre as babás.


Dani Dani

2 comentários:

  1. verdade, Dani, não podemos julgar as pessoas. Cad um sabe de si e de sua vida. A gente só vai dar co ta do problema, quando for conosco.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com vc: não devemos julgar.
    Se eu continuar com o pensamento que tenho hoje, não terei babá. Por dois motivos:
    (i) porque eu quero ter o prazer de cuidar dos meus filhos sozinhas (só Deus sabe se eu vou conseguir isso... pq do jeito que eu tenho trabalhado... enfim!)
    (ii) porque encontrar uma pessoa de confiança para deixar nossos filhos hoje em dia, está mais difícil do que qualquer coisa no mundo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...